segunda-feira, 29 de agosto de 2011

[TSC] Prévia do Piloto

Um crítico televisivo, que utiliza o nome Travis Yanan, fez um review do episódio piloto de “The Secret Circle”. No seu texto, ele faz comentários sobre o episódio de estréia da série, então, cuidado com os spoilers! Lembrando que eu estou traduzindo um texto, não é minha opinião, mas sim do escritor, confiram a mantéria, a seguir. Note que, ele leu o primeiro roteiro, então algumas mudanças foram feitas. Elas estão marcadas e foram indicadas e explicadas por mim.
Há dois anos, fiz uma revisão de um pequeno projeito chamado “The Vampire Diaries”. Na análise dele, eu o chamava de meio previsível e essencialmente “Crepúsculo”. Sim, eu estou ainda por trás dessas opiniões sobre o piloto. Mas, depois do episódio 3 ou 4, algo aconteceu. A série ficou boa. Poderiam ser lançadas armadilhas que lembrassem Crepúsculo, mas construiu-se uma mitologia aprofundada e cativante, um elenco secundário próprio e que se destacaram (quero dizer, quem não se apaixona por Caroline e Matt? Ou apenas Caroline, no geral?). Hoje em dia, é meu drama favorito da rede. (Isso mesmo que você ouviu, The Good Wife).


Mantendo isso em mente, como posso falar do projeto “The Secret Circle”? Novo piloto da CW, com base em outra série da autora LJ Smith (outra série que eu não li, então eu não tenho preconceitos). Eu realmente não tenho certeza sobre este projeto de Andrew Miller, que tem sido produzido por Kevin Williamson, que recentemente entrou no barco. Eu digo isso porque, como em “The Vampire Diaries”, ele possui um monte de coisas que eu amo em uma série de TV. Amor adolescente (eu sou um produto dos anos 90, adoro isso e não fale nada), forças sobrenaturais, passado trágico e um núcleo de emoção humana real. ‘The Secret Circle’ tem todos esses elementos. Acho que ainda ele não faz tudo o que pode fazer com eles. Ainda. Graças ao que The Vampire Diaries se tornou, estou disposto a dar essa série um espaço para crescer na minha preferência. Mas há uma sensação incômoda, que tenho, que diz que essa série não pode ser o que se tornou TVD.
Não porque a magia, bruxas e os covens não são tão “sexys”, como vampiros. Não porque TVD já conta com uma bruxa. A magia funciona com um princípio semelhante nas duas séries, só que com algumas limitações. Acho que isso, é parte do que é diferente. É tão importante, duas série, com elementos sobrenaturais, garantam um público que conheça as “regras”. Do tipo, “Os vampiros não podem andar no sol sem anéis mágicos” ou “Dentro de cada geração, um escolhido nasce, com força e habilidade para combater os vampiros. Ela é a caçadora.”
Cada série é permitido, ter o seu próprio conjunto de regras, e você decide se quer ou não aceitar essas regras ou não. O piloto é a oportunidade para explicar as regras. Nesse piloto, ele ainda não explicou as regras. Deram dicas vagas.
O outro problema? Basicamente, todos na história parecem ter poderes. Não há um número elevado de pessoas “normais”.
Enquanto TVD traz alguns personagens fora do sobrenatural, temos muitos personagens conscientes do sobrenatural. São eles mesmo, os personagens impotentes e humanos que eu estou falando (que True Blood já se livrou inteiramente na terceira temporada, mas acho que Jason e Andy são as únicas pessoas humanas pela cidade). Há também, um triângulo amoroso entre três participantes do Círculo, mas vamos começar logo. Eis o enredo, mas escondi um grande evento, porque não quero estragar a surpresa.
Cuidado! Muitos .. Spoilers! Sério!
Cassie Blake vive na Flórida e está voltando para casa, quando de repente, ela tem um problema. O que é uma coisa boa, porque, há um homem estranho causando explosões com uma espécie de fogo mágico (usando fósforos e causando enormes explosões) em sua casa e acaba por matando sua mãe, Amelia, no processo.
Um mês mais tarde, Cassie se muda para a casa da avó, em Nova Salém. E já começa na escola, no dia seguinte. Não sei qual é a passagem de tempo correta, desde que sua casa foi incendiada, o que aconteceu com seus pertences. Na casa nova, ela encontra um pingente de sua mãe e o usa (vamos dar importância a esses artefatos, já que vemos isso em TVD. Pode ser um pingente além do significado emocional).
Cassie vai para a escola, encontra o vice-diretor (que era um dos amigos íntimos de sua mãe, apesar de estarmos pointedly disse várias vezes que nunca Amélia falou sobre sua vida em Nova Salem … e até mesmo alegou não saber que o pai de Cassie é) e, em seguida é dado um guia rápido e conciso pela escola. Vemos Sally Waltman, que acaba por ser a única adolescente “normal” em toda a cidade (ok, exagerei, no roteiro, apenas).
Coisas estranhas continuam acontecendo, como Cassie sendo incapaz de abrir seu armário até que Faye (a filha da diretora) e Melissa, as garotas populares da escola, chegam. Como mágica! Cassie também frequenta uma aula com Diana, que é descrita como inteligente e sexy (metade dos personagens são descritos como sexy, então você sabe que está lendo um roteiro da CW). Diana mora perto de Cassie e diz-se animada sobre conhecer Cassie. Mais um monte de coisas estranhas e antinaturais ocorrem.
De qualquer forma, Diana convida Cassie para ir a um bar, para conhecer novas pessoas. Cassie aparenta ter um temperamento com mudanças rápidas, nessas páginas que li. Ela tenta sair do seu carro, mas as portas estão bloqueadas e o carro começa a pegar fogo. Faye está testando ela, vendo se Cassie tem poderes. Ela não quer ou não sabe como usá-los, então Adam, o namorado de Diana, tem que salvá-la. O fogo misteriosamente desaparece. Cassie, atordoada, é levada para casa, onde ouve-se uma música que sua mãe cantava. Que por acaso, é uma magia que a leva para um compartimento secreto do antigo quarto de sua mãe, onde ela encontra um livro de magias!
Cassie tenta ferver água em uma panela … e falha. Ela dá os ombros e ri, até que ela vê água fervida em um copo de água, na pia. Ela vai recuperar o carro, mas descobre que sua avó já o rebocou. Então, ela encontra Ethan, pai de Adam, que está bêbado e enigmático, dizendo que ele e a mãe de Cassie estavam destinados a ficarem juntos. E diz também, que ela e Adam são feitos um para o outro. Ah, esses relacionamentos adultos refletidos nas histórias de adolescentes (olá Gossip Girl).
Adam está por perto e convida Cassie para ir em uma floresta, onde ele ensina como flutuar água de orvalho e sem seguida, centenas de gotículas flutuam, brilhando. Alguma inspiração em Edward, talvez? De qualquer forma, Adam leva Cassie para o quartel geral do Círculo, na floresta e ela vê Diana, Faye, Melissa e os outros dois caras do círculo*, Doug (atleta de futebol) e Nick (traficante de drogas, vive na casa ao lado Cassie, ela viu ele sem camisa, uh. Faye e ele tem uma coisa).
Existem regras. Regras de Diana, claro, porque aparentemente ela é a mais forte. A única que encontrou o livro das Sombras de sua família (Cassie também encontrou o seu). Eles praticam juntos. Eles não usam seus poderes para o mal, ou roubar, enganar ou magoar os outros … mas tais linhas de moralidade são ligeiramente turvas, porque usaram os poderes para melhorar o potencial atlético de um e melhorar a nota de Química de Melissa. Eles precisam manter seu poder um segredo, é claro.
Fica minha nota que essas regras sobre o poder, são em base de moral. Não são regras sobre o limite do poder, mas depende da moral de cada um. Ela descobre a história, sete deles. Haviam sete* famílias que fugiram de Salém (por causa dos julgamentos de bruxos) e essas famílias, fundaram a cidade. Eles são os descendentes. E todos são bruxos. E Cassie completa o Círculo!
*Doug foi cortado, então agora, são seis.
Mas Cassie não quer fazer parte.Ela se estabeleceu como a garota solitária e quer aderir a isso. Vemos também uma certa luta de poder entre Diana e Faye. Faye diz que pratica por conta própria (quebrando as regras de Diana) e fica fora do controle, fazendo trovejar mais tarde. Mas ela acaba perdendo o controle e Diana quase se afoga por causa disso, mas é salva. Um festival acontece, e está surpreendentemente tranqüilo, com a reunião de Cassie, Thomas* (pai de Diana), Sally … Thomas* esse, que é o cara que matou a mãe de Cassie.
*o nome foi mudado para Charles
Temos também, Jane (avó de Cassie) e Dawn (mãe de Faye), conveersando e temendo que as crianças estejam praticando magia. Dawn nega, veementemente. Mas ela sabe de tudo. A avó protesta. E o que se vê em seguida é que Dawn e Thomas* estão juntos em algum plano, pois eles precisam que ela faça algo para eles.
Na casa, Cassie coloca o Livro das Sombras em seu esconderijo, e encontra uma mensagem de sua mãe. Ela pede desculpas por não ter preparado a filha para as coisas que estão por vir. E assim ela se junta aos outros, em um Círculo, numa fogueira mágica.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário